Dores na coluna podem ter origens emocionais
1

De acordo a Organização Mundial da Saúde, oito em cada dez pessoas terão problemas de coluna ao longo da vida. Conseguir um alinhamento adequado da coluna ou manter a postura ereta durante as tarefas do dia-a-dia não é uma tarefa fácil. Exige muita disciplina e, acima de tudo, estar emocionalmente equilibrado.  Da mesma forma que o estado físico afeta o sistema nervoso, as emoções também são responsáveis por manter a saúde física em perfeito estado.

O corpo humano é preparado para reagir diante de qualquer sensação ruim, como medo, tristeza, raiva. Ele interpreta que precisa se proteger e, muitas vezes, responde com contrações musculares, tensões, respiração presa, dando origem a uma série de doenças como escoliose, cifose, hérnia de disco, entre outras, explica a  fisioterapeuta e osteopata Cibele Paranhos.

Segundo ela, desde a infância as emoções influenciam a vida do indivíduo e na maneira como a pessoa se posiciona fisicamente. “Ao longo do tempo, sensações como tristeza, por exemplo, pode ser desenvolvida em dor e resulta em uma postura mais curvada, demonstrando medo e falta de perspectiva para enfrentar a vida. Se a ameaça é grave ou insiste em não desaparecer, o corpo traduz essa informação e adota posturas correspondentes às sensações vividas”.

Para Cibele, além do tratamento com a osteopatia, uma dica para corrigir a postura e reduzir as dores na coluna é reprogramar os pensamentos e reequilibrar as emoções. “É imprescindível fazer uma avaliação minuciosa do paciente, identificar o que mais lhe aflige  e concientiza-lo de que é preciso gerar novas informações para o cérebro”. Ela afirmar ainda que “mudar a forma de ver o que está ao seu redor e o que foi internalizado é um dos caminhos para reduzir as dores do corpo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.