A velhice ou o envelhecimento, quais seus planos para o futuro?
terceiraidade

Estudos sobre limitações e qualidade de vida em idosos, representam umas das principais áreas de pesquisa em diversas universidades de todo o mundo. É fato que o envelhecimento trás consigo experiencia, maturidade, sabedoria, mas também provoca limitações físicas, medo e em muitos casos comorbidades, que podem impactar negativamente nos planos para este momento da vida.

Um estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que o sentido de qualidade de vida para os idosos abrange muitos significados, porém, os mais mencionados foram a saúde e o convívio familiar, portanto representam elementos primordiais constitutivos de uma vida com qualidade.

O envelhecimento é um processo fisiológico e natural, assim como a velhice, entretanto com os avanços atuais sobre o conhecimento relacionado a reabilitação e prevenção, da saúde física e mental, é possível passar por este processo de forma mais solida, confortável e com qualidade.

Como diria o filósofo Clóvis de Barros, é preciso parar de procurar a qualidade de vida e começar a valorizar uma vida com qualidade. Independente das preferencias de lazer, sociais ou familiares de um idoso, é fato que uma boa saúde física é um elemento primordial para alcançar os melhores resultados, com conforto e tranquilidade.

Se durante toda a vida, pessoas são obrigadas a sacrificar uma parte se seu tempo em atividades que nem sempre geram as sensações mais agradáveis, o envelhecimento obriga a prática de alguma atividade física, pois será ela uma parte da energia necessária para um envelhecimento saudável.

Quem espera ficar doente, para procurar por sua saúde, pode não encontra-la por completo, assim vale a pena organizar a vida de forma a manter ao máximo seu potencial, dinamismo e equilíbrio.

Pode até parecer clichê, mas investir em uma vida de qualidade, segue o mesmo princípio que comprar um carro ou uma casa de boa procedência. Normalmente isso custa um pouco mais caro, mas vai trazer muito menos dor de cabeça daqui alguns anos.

Se quiser aprender mais sobre como adiar sua velhice, procure equipes capacitadas, ambientes preparados para oferecer boa performance, com consistência e assim gerar os melhores resultados.

Exercite-se com qualidade e com responsabilidade. A moderação fica por conta das suas capacidades atuais. Um bom treino ou uma boa reabilitação.

Prof. Dr. Bruno Moreno
Fisioterapeuta, Osteopata (D.O.)

Os comentários estão encerrados.