TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO ALIADO AO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
idoso 1

O envelhecimento é um processo fisiológico, atualmente a população está em um intenso processo de envelhecimento. Estima-se que até 2025, haverá mais de 30 milhões de pessoas idosas no país, o que pode resultar em 13% dos indivíduos com idade superior a 60 anos na população brasileira¹.

Porém, existe o sedentarismo é um fator que influencia diretamente no envelhecimento saudável, colaborando para o desenvolvimento de doenças crônicas, gerando agravos e incapacidades, e neste contexto, o fisioterapeuta atua como promotor da saúde. Um envelhecimento saudável e ativo é influenciado pelas escolhas relacionadas ao estilo de vida saudável e com determinantes sociais. O fisioterapeuta é inserido neste contexto, sendo o responsável por minimizar agravos, reduzir complicações, promover saúde e auxiliar na prevenção de doenças2.

Além disso, o tratamento fisioterapêutico promove a socialização, pois a atividade pode ser realizada de forma individual ou em grupo, com objetivo definido, gerando interação e acréscimo benéfico na rotina deste idoso.

O tratamento fisioterapêutico não deve ser realizado somente com a presença de doenças, mas em todas as etapas com objetivos como a prevenção de quedas, manutenção e melhora do equilíbrio, força, movimentos, função cardiopulmonar, e de outras alterações que normalmente podem ocorrer neste processo.

A Visão do Fisioterapeuta e a Reabilitação Funcional para o Idoso. Deve ser feita:

a. Sempre de forma simples, porém eficaz;
b. De fácil entendimento e de fácil execução, para que ele possa realizá-lo mesmo com suas limitações;
c. Deve ser realizada individualmente, após uma avaliação minuciosa em que todas as limitações e dificuldades possam ser identificadas.

 

Objetivos Principais:

Imagem1

 

Através de exercícios funcionais e muita criatividade conseguimos desenvolver um cenário muito parecido com seus lares e com isso a adesão aumenta, transformando a vida do idoso numa vida mais prazerosa e motivada para seguir com sua autonomia e dignidade.

Com o atendimento fisioterapêutico o idoso alcança uma melhor qualidade de vida porque se cuida diariamente ao invés de apenas resolver doenças e problemas² ³.

 

Referências

1. Silva F, de Santana W, Rodrigues T. Envelhecimento ativo: o papel da fisioterapia na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa: revisão integrativa. Revista Uningá. 2019;56(S4), 134-144.
2. dos Santos Schneider A. Envelhecimento e quedas: a fisioterapia na promoção e atenção à saúde do idoso. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.2010; 7(2).
3. Menezes J, Costa M, Iwata A, de Araujo P, Oliveira L, de Souza C, Fernandes, P.. A visão do idoso sobre o seu processo de envelhecimento. Revista Contexto & Saúde. 2018;18(35), 8-12.

Os comentários estão encerrados.