O que você PRECISA SABER sobre a HÉRNIA DE DISCO?
hernia de disco 1

hernia de disco 2

 

INTRODUÇÃO

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar, provocando dores, alterações de sensibilidade e irradiação. Ocorre quando há o vazamento do líquido pulposo através de uma fissura do seu anel fibroso, o núcleo, que se encontra mais frequentemente na parte posterior, migra de seu local original em direção ao canal medular ou para os espaços por onde se encontram as raízes nervosas¹ ².

 

Quais os tipos de Hérnia de Disco?

Imagem1

 

Sintomas

A importância é entender o que está acontecendo com o nosso paciente e o que ele demonstra clinicamente. Ele pode apresentar um aumento da dor ao sentar-se, tossir ou espirrar e alívio ao ficar de pé ou deambular. A dor pode ser de maior intensidade ao acordar e com possível melhora ao longo do dia. A irradiação da dor para a extremidade inferior e sintomas neurológicos como dormência, fraqueza dos músculos e incontinência urinária ou fecal são sinais de doença avançada com alteração intensa do disco, compressão da raiz nervosa ou estenose do canal.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico deve ser realizado com base na anamnese, exame físico e exames de imagem.

 

Anamnese

Essa etapa é extremamente importante para o tratamento do paciente, entender o que está acontecendo, buscar intercorrências atuais e pregressas, hábitos, tratamentos já realizados e alinhar tudo com os objetivos do paciente.

 

Exame Físico

A experiência clínica do profissional e as informações da anamnese nos guiam para um exame físico bem detalhado.
Utilizamos a inspeção estática, testes de mobilidade dinâmica, avaliação palpatória, testes especiais e testes funcionais.

 

Exames Complementares de Imagem

Imagem2

É importante falarmos sobre os exames de imagem na presença da protrusão discal/ hérnia discal, lembrando que esse achado, não significa necessariamente que o paciente será sintomático, em muitos casos este poderá ser apenas um achado eventual em exames de imagem.

Embora a ressonância magnética seja um excelente método para diagnóstico da hérnia discal, não há indicação para que ela seja utilizada como parâmetro de falha ou sucesso do tratamento, sempre associada a uma boa avaliação clínica como forma de definir se o tratamento será conservador ou cirúrgico.

 

TRATAMENTOS

Cirurgia

Sobre procedimentos cirúrgicos, o Estadão destaca que os procedimentos cirúrgicos podem ser desnecessários em muitos casos e com isso um gasto muito alto com implantes no Brasil.

Sabemos que as principais indicações cirúrgicas são quando o paciente apresenta um déficit motor importante em músculos relacionados com as raízes lombares por exemplo, com comprometimento da cauda equina e no aparecimento de hérnia sequestrada severa.

 

Tratamento Conservador

São várias as possibilidades fisioterapêuticas como forma de abordagem conservadora em pacientes que apresentem hérnia de disco, as principais são:

  • Osteopatia;

O conceito osteopático, criado pelo Dr. Andrew Taylor Still, é utilizado desde 1874. De acordo com o conceito de Still, o corpo é capaz de criar os seus próprios caminhos contra as doenças, reestabelecer a função e auxiliar na recuperação.

Através do uso das mãos (técnicas manuais), trabalhamos no reequilíbrio do sistema musculoesquelético, visceral, fascial, craniano e psicobiológico.

Especialmente no tratamento osteopático, através de uma avaliação, testes palpatórios precisos e com um raciocínio clínico e biomecânico, buscamos entender porque restrições de movimento (hipomobilidade) em locais como coluna torácica, sacroilíaca podem sobrecarregar outros segmentos. Por que não estão funcionando da maneira correta? Tal fato, pode ser associado ao histórico de quedas, acidentes, traumas ou desequilíbrios musculares por exemplo, facilitando assim um maior trabalho de estruturas, como a parte final da coluna lombar L4 –L5, uma hipermobilidade, favorecendo o surgimento de hérnias discais. Também processos cicatriciais, disfunções viscerais também podem levar a essa hipermobilidade provocando a doença. Cada paciente tem que ser avaliado individualmente na busca de características ambientais e corporais que favoreçam o aparecimento do quadro.

Imagem3

 

  • Pilates e Reabilitação Funcional;

Métodos que utilizam da prescrição de exercícios para aliviar dores, estabilizar, mobilizar, fortalecer e flexibilizar o corpo, de acordo com seu objetivo e necessidade.

Imagem4

 

  • Mckenzie e outras.

É um método utilizado para diagnóstico e tratamento de disfunções da coluna vertebral. Muito indicado para casos de pacientes com hérnias discais.

Imagem5

 

CONCLUSÃO

O tratamento da hérnia de disco é geralmente conservador, e em algumas exceções, pode ser necessária a cirurgia.

A hérnia de disco costuma causar dor, diminuição da mobilidade e sintomas neurológicos dos dermátomos e possivelmente miótomos das raízes nervosas afetadas.

A maioria dos casos é tratada através de tratamento conservador, como a fisioterapia.

O programa de Fisioterapia é considerado um tratamento conservador mais benéfico e bem-sucedido em pacientes com diagnóstico de hérnia de disco lombar, pois melhora a capacidade funcional e facilita o retorno às atividades pregressas.

Conhecer muito bem a anatomia e biomecânica corporal da coluna vertebral e a fisiopatologia da hérnia discal, nos ajuda no desempenho de um exímio avaliador clínico, seguido de um diagnóstico funcional e finalmente, para que a prescrição seja a mais indicada para cada tipo de hérnia e para cada paciente.

 

REFERÊNCIAS

  1. Alves Filho A, Gonçalves A, Barbosa A. Tratamento conservador versus cirúrgico em pacientes com hérnia de disco lombar. BrJP. 2021: 357-361.
  2. dos Santos P, de Oliveira Souza J, de Oliveira Januário P, Cruz A. Estudo clínico randomizado no tratamento da hérnia de disco lombar. Revista Saúde e Desenvolvimento. 2021;15(21), 93-106.

Os comentários estão encerrados.