Guideline da American Osteopathic Association (AOA) para Tratamento Manipulativo Osteopático para Pacientes com Dor Lombar
2

O Tratamento Manipulativo Osteopático (TMO ou OMT, sigla em inglês) é uma modalidade comumente utilizada por osteopatas para tratamento de doenças musculoesqueléticas, incluindo aquelas que causam dor lombar. TMO é definido no Glossário de Terminologia Osteopática como “a aplicação terapêutica de forças manuais guiadas por um médico osteopata (uso nos Estados Unidos) para melhorar a função fisiológica e/ou auxiliar na homeostase, que foi alterada por uma disfunção somática. A TMO engloba uma variedade de técnicas”. Disfunção somática é definida como “prejuízo ou alteração de funções de determinados componentes do sistema somático (estrutura do corpo): estruturas esqueléticas, articulares e miofascias, e seus referentes elementos vascular, linfático e neural. Disfunção somática é tratável utilizando tratamento manipulativo osteopático”.
Esta é a atualização do guideline da AOA publicado em 2010 no National Guideline Clearinghouse, para osteopatas na utilização da TMO para pacientes com dor lombar não-específica aguda ou crônica.
Demonstra que o TMO reduz significativamente a dor e melhora o status funcional nos pacientes, incluindo gestantes e mulheres no pós-parto, com dor lombar não-específica aguda ou crônica.
As conclusões de Franke et al reforçam ainda mais os achados de que o TMO reduz a dor. Em 2005 uma revisão sistemática conduzida por Licciardone et al e com base no guideline publicado em 2010 demonstrou que o TMO reduz mais a dor quando comparado com efeitos placebo isolados, e os resultados tiveram o potencial de durar além do primeiro ano de tratamento.

Leia o artigo completo em nossa biblioteca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.