EFEITOS DA OSTEOPATIA VISCERAL NAS DISFUNÇÕES GASTROINTESTINAIS

INTRODUÇÃO

As disfunções no sistema gastrointestinal vem se tornando um problema frequente na população1, em seu diagnóstico levando em consideração fatores comportamentais, alimentação, e variações anatômicas2. Uma dieta saudável, maior ingestão de água, e atividade física diária podem reduzir os sintomas causados por essa disfunção3. A osteopatia vem sendo um meio benéfico, pois entrará com um meio de intervenção manual com o objetivo de corrigir e regular os sistemas estruturais e funcionais4. Objetivo: analisar os efeitos da Osteopatia nas Disfunções do Sistema Digestório, reconhecendo recursos da osteopatia mais difundidos para o tratamento.

 

METODOLOGIA

Revisão de Literatura, artigos científicos relacionados ao tema publicados entre 2006 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. realizada nas bases de dados Pubmed/Medline, Lilacs, Scielo e PEDro nos descritores: Síndrome, Constipação Intestinal, Movimentos dos Órgãos, Modalidades de Fisioterapia e seus correlatos. Critérios de inclusão: artigos que abordem as disfunções do sistema digestório, suas fisiopatologias e as consequências para os indivíduos acometidos, bem como artigos que estudem a influência da Osteopatia nessa disfunção. Foram excluídos artigos que tenham como amostra atletas crianças e/ou adolescentes.

 

RESULTADOS

Na combinação dos descritores, foram encontrados 46 artigos por se tratar do tema da revisão. Após leitura de títulos e resumos, 25 foram eliminados, decorrente de tratar-se de artigos de revisões de literatura, e os demais 21 artigos foram selecionados para leitura na íntegra. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 foram eliminados, totalizando 6 artigos sendo estes os selecionados para compor o corpo do presente estudo.

 

Tabela 1. Resumo dos artigos selecionados para esta revisão.

Autor/Ano Objetivo Metodologia Conclusão
Attali; Bouchocha; Enamouzig. 2013. 5 Verificar eficácia da osteopatia na Síndrome do intestino irritável. Submeteu a amostra a osteopatia visceral, e avaliou a curto e a logo prazo. A osteopatia visceral é eficaz na redução dos sintomas na Síndrome do intestino irritável.
Eguaras; Rodriguez; Lopez; Franco; Richard; Oliva. 2019  6 Observar resultados da técnica osteopática para reduzir refluxos gastroesofágicos. Utilizou técnicas Osteopáticas viscerais e articulares como meio de intervenção. A técnica é eficaz para o tratamento do refluxo gastroesofágico.
Florance; Frin; Dainese; Vivinus; Barjoan; Marjoux; Piche. 2012. 7 Estudar eficácia da osteopatia visceral na síndrome do intestino irritável. Separou dois grupos, intervindo-os com osteopatia visceral e placebo. A Osteopatia melhora os sintomas da Síndrome do intestino irritável.
Lagrange; Decoux; Briot; Hennequin; Coudert; Desmoulins; Bertaut. 2019. 8 Determinar o impacto da osteopatia na incidência de náuseas e vômitos em mulheres que realizam quimioterapia. Gurpo experimental foi submetido a Osteopatia visceral e o grupo controle recebeu placebo. A osteopatia não reduz incidência de náuseas e vômitos em mulheres que realizam quimioterapia.
Ocho; Dominguez; Asencio; Gonzalez; Inglesias; Ricard; Oliva. 2018. 9 Avaliar efeito da osteopatia na mobilidade, flexibilidade e postura em mulheres com constipação crônica. Grupo intervenção recebeu tratamento osteopático e o grupo controle recebeu placebo. A osteopatia é eficaz na melhora da mobilidade, flexibilidade, postura, como também na constipação crônica.
Hundscheid; Pepels; Engels; Loffeld. 2007. 10 Avaliar a eficácia da Osteopatia na Síndrome do intestino irritável. Pacientes foram divididos e submetidos a osteopatia e um protocolo de tratamento padrão. A osteopatia é uma alternativa promissora para o tratamento da síndrome do intestino irritável.

 

CONCLUSÃO

É possível concluir que a Osteopatia é capaz de atuar no trato digestório e nas disfunções osteomioarticulares. Os meios de intervenção utilizados foram técnicas da osteopatia visceral e articulares para restauração da mobilidade. Sendo benéficos na melhora da função gastrointestinal, redução de algias e equilíbrio da biomecânica articular.

Os comentários estão encerrados.