Dicas Preventivas para Corrida de Rua
corrida de rua

INTRODUÇÃO

Com o aumento da prática esportiva também houve uma crescente incidência de lesões em atletas. Várias são as causas, como a falta de preparação física e de orientação para o esporte. Seja de forma profissional ou amadora, todos os praticantes de atividades esportivas estão predispostos a sofrer com lesões musculoesqueléticas.

A mínima lesão esportiva é capaz de diminuir o desempenho do atleta durante sua prática esportiva e, conforme a gravidade da lesão, o atleta deverá diminuir ou se afastar dos treinos e jogos para que haja uma recuperação adequada. A FISIOTERAPIA neste contexto é importante para diminuir o número e a severidade da lesão, e, ainda, preparar o atleta para desempenhar adequadamente suas funções em seu desporto.

Os profissionais da fisioterapia devem ser capazes de dominar orientações e saberes que promovam a saúde e previnam lesões ou doenças. São diversas as modalidades de esportes praticadas nos dias de hoje, na prática amadora o exercício físico é usualmente associado ao bem-estar dos seus praticantes. Dentre as suas diversas manifestações, a corrida apresenta-se com uma das modalidades com grande número de adeptos, e em grande ascensão, tanto pela facilidade em sua prática, como pelos benefícios para a saúde e o baixo custo.

Especificamente a corrida de rua vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos e em 2011 a corrida de rua já era o segundo esporte mais praticado no Brasil tanto por atletas amadores, quanto por profissionais.

Os riscos de lesão na corrida de rua podem ser gerados por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos são inerentes ao organismo como idade, sexo, aptidão e outros, e os extrínsecos, estão diretamente ou indiretamente ligados a preparação ou a prática da corrida como local de treino, tipo de calçado utilizado, clima, alimentação e outros aspectos. Observando todos estes fatores é nítido que a Fisioterapia tem um papel muito importante em relação às lesões sofridas pelos atletas, mas não só nestas lesões já instaladas, pode-se também tratar da prevenção delas, pois o fisioterapeuta é um profissional generalista capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde.

Algumas dicas para a prevenção são:

  1. Aposte nos exercícios educativos;
  2. Treine com progressão;
  3. Fortaleça corretamente;
  4. Aqueça antes da prática;
  5. Hidrate-se;
  6. Use o tênis correto;
  7. Respeite o descanso;
  8. Busque ajuda de um profissional.

Após uma lesão levamos um tempo na recuperação, diminuindo o desempenho geral. No entanto, a reabilitação funcional e a osteopatia podem ajudar em todas as etapas da corrida, sendo amador ou profissional.

A reabilitação funcional possui eficácia desde a reabilitação deste paciente para retorno ao esporte, como também na prevenção de lesões. Ela é fundamental para diminuir índices de lesões, e proporcionar ao atleta segurança ao realizar seu esporte, melhorando seu desempenho esportivo, e ocasionando uma longevidade na vida esportiva desse atleta.

Imagem2

A osteopatia pode auxiliar na restrição e desconforto no corpo melhorando a mobilidade articular, a tensão muscular e a circulação. O tratamento osteopático não beneficia apenas os corredores que estão lesionados, mas também pode ser benéfico para os corredores que desejam ser proativos e evitar a ocorrência de lesões.

A combinação da osteopatia com a reabilitação funcional será importante para manter a consistência da saúde e bem-estar e reduzir o tempo gasto com lesões ou dores. Ao visitar um osteopata regularmente, os corredores podem esperar prevenir futuras lesões, restaurar suas articulações, músculos e tendões à condição máxima e até mesmo correr mais rápido!

Por este motivo, procure sempre a ajuda de um profissional para acompanhar suas atividades.

 

REFERÊNCIAS

  1. Silva R, Capelari J. Análise da Fisioterapia Preventiva no esporte: o que os corredores de rua de Maringá conhecem sobre a prevenção de lesões?.2017
  2. Benca, E., Listabarth, S., Flock, F., Pablik, E., Fischer, C., & Walzer, S. et ai. (2020). Análise de Lesões Relacionadas à Corrida: O Estudo de Viena. Journal Of Clinical Medicine , 9 (2), 438. doi: 10.3390/jcm9020438
  3. Hollander, K., Rahlf, A., Wilke, J., Edler, C., Steib, S., Junge, A., & Zech, A. (2021). Diferenças específicas de sexo em lesões de corrida: uma revisão sistemática com meta-análise e meta-regressão. Medicina do Esporte , 51 (5), 1011-1039. doi: 10.1007/s40279-020-01412-7

Os comentários estão encerrados.