Caso Clínico: OSTEOPATIA E VERTIGEM
1

O QUE É VERTIGEM?

Vertigem é definida como a sensação de movimento oscilatório ou giratório do próprio corpo ou do entorno em relação ao corpo. Este sintoma é encontrado em 5 a 10% da população mundial, acometendo todas as faixas etárias, principalmente adultos e idosos.

Existem três sistemas responsáveis pelo equilíbrio:

Sistema visual: relata ao sistema nervoso central a posição do corpo no espaço;

Sistema somatossensorial: fornece informações em relação aos movimentos do corpo de acordo com a base de sustentação;

Sistema vestibular: informa sobre a posição e movimentação da cabeça.

Quando ocorre uma disfunção em um desses sistemas, principalmente do sistema vestibular, o indivíduo pode apresentar sintomas como vertigem e/ou desequilíbrio, que são tratados de maneira eficaz com reabilitação vestibular.

Atualmente tem-se percebido novas causas para o sintoma de tontura, a osteopatia com sua visão de globalidade consegue buscar a principal disfunção do corpo e agir sobre a mesma. É comprovado que disfunções temporomandibulares podem causar sintomas otoneurológicos como vertigem e zumbido de ouvido e, técnicas manuais são altamente eficazes neste tipo de disfunção.

A terapia craniossacral também tem sido uma alternativa de tratamento para pacientes vertiginosos, visto que o órgão sensorial periférico (labirinto) do sistema vestibular tem íntima relação com o crânio, pois fica alojado nos ossos temporais.

CASO CLÍNICO

Paciente, sexo feminino, 53 anos, chega ao consultório relatando vertigem durante atividades diárias e principalmente quando se deita sem travesseiro, com a cabeça ao mesmo nível do corpo. Relata também insônia e muito cansaço durante o dia.

Antecedentes: relata que após uma viagem aérea seus sintomas de vertigem se iniciaram acompanhados de zumbido de ouvido.

Exame físico:

  • Ausculta local de abdômen = Fígado;
  • Ausculta craniana = Tenda cerebelar direita;
  • Teste de Dix Hallpike = Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), do tipo canalitíase, canal semicircular posterior direito.

Tratamento:

  • Técnica para manipulação de fígado, pleura e sistema suspensório;
  • Técnicas de liberação das fáscias cervicais;
  • Técnica de liberação de BCO;
  • Técnica para liberação da tenda cerebelar;
  • Reposição canilítica dos cristais (Manobra de Epley).

Paciente relatou na segunda sessão melhora de 90% dos sintomas de tontura, zumbido e melhora do sono e sensação de cansaço. Foram então realizado um trabalho de liberação de neuromeninges, o que resultou em remissão total dos sintomas da paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.