Caso Clínico: OSTEOPATIA E CIATALGIA
2

O QUE É CIATALGIA?

Dor ciática, ou ciatalgia, é provocada principalmente por compressões sobre o nervo ciático, ou sobre uma de suas raízes na região da coluna, causando dor por todo seu trajeto ou em parte dele.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, suas raízes se originam no plexo lombossacro, dos níveis de L4 a S3. Ele desce posteriormente ao quadril, passando por baixo ou entre as raízes do músculo piriforme (frequente zona de compressão neural), segue seu trajeto na região posterior da coxa e alcança o hálux.

A dor ciática pode ou não vir acompanhada de dor na região lombar, pois a coluna lombar não é a única zona de compressão dessa estrutura, embora seja causa frequente com a presença de hérnias de disco, estenoses de canal medular causada por diferentes tipos de doenças (Espondilolisteses, Retrolisteses, Tumores).

Atualmente, se tem percebido que cada vez mais pacientes tem apresentado o o sintoma de lombociatalgia mesmo sem uma causa estrutural presente. Por isso torna-se importante o conhecimento de tudo que envolve a região lombar, nesse contexto o sistema visceral tem grande relevância, já que partem da região lombar as inervações simpáticas de vísceras extremamente importantes como intestino, bexiga e sistema genital, além disso a fáscia que envolve as vísceras abdominais tem conexão direta com a região lombar. Com esse conhecimento podemos correlacionar as possíveis causas de desordens lombares.

A fisioterapia se mostra eficaz no tratamento de pacientes com ciatalgia quando se diz respeito a lesões estruturais, buscando a estabilização da região lesada para melhora do sintoma. A osteopatia consegue ir mais a fundo, trabalhando na causa da lesão estrutural, desse modo deixando o corpo em harmonia para desenvolver seus movimentos. Quando o trabalho de osteopatia e exercício são realizados de modo associado e de maneira correta, os benefícios para o paciente são inúmeros.

CASO CLÍNICO:

Paciente, sexo feminino, 30 anos, procurou atendimento osteopático com queixa de ciatalgia à direita. Relatou que duas semanas antes do atendimento havia “travado” a coluna, buscou ajuda médica, realizando exames de imagem foi encontrada uma estenose de canal devido a uma hérnia de disco importante entre os níveis L4-L5-S1.

Queixa principal de ciatalgia evidenciada na região abaixo do joelho direito, percorrendo até o dorso do pé.

Teste Físico:

  • Grande redução de força de dorsiflexão e extensão do hálux
  • Todos os movimentos do tornozelo com limitação de amplitude de movimento e redução de força
  • Bloqueio importante do ilíaco D, onde posteriormente foi constatado que o mesmo estava em anterioridade

Ausculta Visceral:

  • Restrição pélvica evidenciando ovário e ceco

Tratamento:

  • Técnica manual para mobilização do ilíaco
  • Técnicas para os ligamentos sacrotuberal e sacroespinhal
  • Técnicas viscerais para ovário e ceco
  • Manipulação e liberação de sacro e tubo dural
  • Exercícios de estabilização segmentar

Foram realizados três atendimentos de osteopatia em um período de quatro semanas, acompanhados por treinamento de estabilização segmentar em dias separados.

No terceiro atendimento a paciente não relatou mais sintomas e, apresentou grande melhora do grau de força de hálux e tornozelo, bem como melhora da amplitude de movimento dessas articulações, realizando todas as suas atividades de vida diária sem restrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.