Caso Clínico: SINUSITE, E AGORA?
2

Sintomas como corrimento e congestão nasal, dores de cabeça persistente, sensação de congestionamento e compressão na face, são apenas um resfriado? Na maioria das vezes não!

A sinusite é muito comum entre a população, mas como ela acontece? Em seu rosto e crânio existem alguns seios, os quais são cheios de ar e recobertos por tecido mole, a sinusite ocorre quando existe uma inflamação nos tecidos moles que recobrem os seios nasais, ocasionando todos os sintomas.

Existem dois tipos de sinusite, a aguda que ocorre após um processo inflamatório como um resfriado ou ataque alérgico e, a crônica que pode persistir por mais de 12 semanas.

Dentre suas causas destacam-se as alterações anatômicas como, por exemplo, os desvios de septo, as causas inflamatórias em regiões próximas aos seios nasais, transtornos no desenvolvimento e tumores no nariz ou na face. Porém, em muitos casos, os pacientes que apresentam essa doença não se enquadram em nenhuma dessas categorias, por isso devemos sempre pensar além do que já é descrito.

O diagnóstico da sinusite é clínico, em alguns casos pode ser solicitados exames de imagem, porém é algo bem característico.

O tratamento da sinusite geralmente é medicamentoso associado ao uso de solução salina para auxílio na limpeza dos seios nasais. Embora haja vários tipos de remédios (Corticoides nasais, Corticosteroides orais ou injetáveis, Descongestionantes, Antibióticos), muitas vezes os mesmos não surtem efeito benéfico em relação aos sintomas da patologia. Na busca pela cura da doença, muitas vezes é feita uma cirurgia por via endoscópica, onde o médico busca a fonte de obstrução e realiza a limpeza local e até mesmo a raspagem dos tecidos moles que estejam com processo inflamatório ativo.

Por se tratar de uma doença localizada na face, envolvendo os ossos do crânio e muitas terminações nervosas de nervos cranianos ali presentes, a Osteopatia tem ferramentas valiosas para o tratamento de pacientes com tais sintomas, levando em consideração a anatomia local e as possíveis disfunções que podem ocasionar a irritação neural e tecidual. Assim, muitos pacientes que apresentam sinusite persistente podem se beneficiar com a melhora dos sintomas através do atendimento osteopático!

 

CASO CLÍNICO:

Paciente do sexo feminino apresentou-se para atendimento com histórico de crises esporádicas de sinusite e relatou estar com os sintomas da mesma no momento com intensidade de dor 10 na escala EVA. Paciente relatou que não fez uso de medicamentos, pois os mesmos não surtem efeito sobre seus sintomas, também não buscou atendimento médico ou outro recurso terapêutico.

O atendimento consistiu em:

Técnica para liberação de nervos cranianos;

Técnica para o nervo olfatório (cotonete);

Técnicas cranianas dos ossos relacionados (Esfenóide, temporal, maxilares, descompressão de palato, esfenóide, vômer);

Técnica de bombeamento para melhora da drenagem venosa da região por causa de plexo pterigóide (plexos venosos cranianos);

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.