Caso Clínico: DORES MUSCULOESQUELÉTICAS DE CAUSA VISCERAL
2

Sim! Os órgãos são grandes causadores de dores musculoesqueléticas.

Na verdade, Jean Pierre Barral atribui a grande maioria das causas primárias de lesões musculoesqueléticas a disfunções advindas das vísceras, principalmente da região abdominal.

Para a osteopatia, é muito fácil de entender essa relação.

  • Consideramos a unidade do corpo, ou seja, não o dividimos no momento de uma avaliação;
  • Temos o conhecimento da anatomia, dessa forma somos capazes de raciocinar e criar caminhos fidedignos para comprovar nossos achados;
  • Sabemos que as vísceras podem responder a situações emocionais, dessa forma alterando sua fisiologia e causando problemas sistêmicos;

Sendo assim, somos assertivos no diagnóstico do paciente e, consequentemente alcançamos o sucesso no resultado do tratamento!

 

CASO CLÍNICO

Paciente mulher de 35 anos, buscou atendimento osteopático por conta de uma dor cervical, na região do trapézio e torácica que a acompanha há mais de dez anos.

Durante a avaliação foi constatado que a mesma pratica atividade física regularmente e tem boa alimentação. Porém, na ausculta foi evidenciado disfunção na região do estomago.

Sabemos que não apenas maus hábitos alimentares podem causar problemas no sistema digestivo, outros fatores estão presentes e, dentre eles, o fator emocional.

O achado de disfunção osteopática de estomago explica os sintomas da paciente devido as relações estruturais fasciais diretas com a cervical e torácica, bem como a correlação neural através do sistema nervoso autônomo simpático vindo da região torácica e parassimpático partindo da cervical alta.

Como tratamento foram utilizadas manipulações viscerais diretas, manipulação da charneira cervicotorácica e liberação de diafragma. Foram prescritos ainda exercícios de mobilidade para a coluna torácica e estabilidade para a coluna cervical.

Após o primeiro atendimento a paciente já referiu grande melhora dos seus sintomas.

Os comentários estão encerrados.